quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

6 de Dezembro de 2008 – MPP vai à Maratona do Teatro

Em meados de Novembro, surge o convite para participar na III Maratona de Teatro do Grupo de Teatro Apollo de Peras Ruivas, que o Movimento Pró Palco prontamente aceita. Alguns ensaios pelo meio, poucos, carregar a tralha, vulgo cenários, não esquecer a bina e o sofá, adereço obrigatório em todas as peças e lá vamos nós que a peça é às 18h18m. Eis-nos chegados, e toca a respirar fundo, pois a peça de teatro anterior à nossa está atrasada…Ufa…

O conceito desta maratona é deveras interessante: convidam-se uma mão cheia de Grupos de Teatro para participar, o publico que vai chegando assiste às peças, montagem de cenários, testes de luzes, teste de som, desmontagem de cenários e recomeça tudo para o novo grupo que vai entrar em cena, claro está, com o apoio simpático do pessoal do GTA que parece fazer isto à que séculos. Não descurando o facto de que de barriga vazia nada funciona, ei-los a servir nas pausas, o chazinho das cinco, o café da avó, tinto da terra, a bela da sopa da pedra, friginada e sei lá mais o quê!!! E as horas vão passando entre farsas, comédias, épicos e leituras de gatos, casamentos e outras histórias de trazer por casa.

É chegado o nosso momento, cenário, luzes, som, um pequeno silêncio, sobe a música e entra o Dr. Pathelin e a sua Guilhermina sentados na bicicleta de um qualquer avô. Agora sem retorno, viva o improviso, imperioso é passar a mensagem, que vai decorrendo aos saltitões, empurrões e mesmo puxões ,até que…fecha-se o pano! Ouvem-se palmas, assobios, entreolhares e ombros que confirmam sem voz…- Não correu mal!! – Mais uma no papo!!... e os níveis de adrenalina descem drasticamente que alguns festejam com um copo de palheto soando nos bastidores : - Vivó MPP!!!
Assim termina, o que parece ser uma aventura, a participação do MPP e do CCRO pela terceira vez neste evento do GTA que mais não é do que uma amostra do que se faz em teatro amador no Distrito de Santarém, …sim, Distrito!

MPP

5 comentários:

Anónimo disse...

Não Correu mal... lool, são estes momentos que torman o teatro magico:) Adrenalina... vai começar... ohhh já acabou:( venha a delfolandia:)

Anónimo disse...

..ok, distrito e arredores!!! tá melhor assim?...

Anónimo disse...

kuando ai for kero ver s vos vejo felecidades e parabens pela voca bela actividade e bom ver o olival em movimento ptt bem ass:(DEUS)

Anónimo disse...

...Obrigado Deus! Que a paz esteja contigo, Deusodeu!!!

Pedro Lopes disse...

Teatro! o que será! Espaço de mentiras, de farsas, de tornar presente o que se passa no dia-a-dia, dramas com choros, espaço de comédia, espaço em que está presente a música a pintura a literatura.
É o espaço onde está muito trabalho e adrenalina. É o ver a reacção do público e tentar satisfazer as suas espectativas ... é um espaço de muita coisa ou pode ser apenas mais um espaço. Mas uma coisa está presente, é um espaço que vai preenchendo o nosso coração ... Para quem ama o teatro o meu bem haja, e quem não gosta tanto o meu respeito! Obrigado Teatro Apolo por mais esta Meia-Maratona! Obrigado MPP pelo teatro que se vai fazendo!
Abraços
Pedro Lopes