segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Novas Regras no Campeonato INATEL

"O campeonato distrital de futebol de 11 da Fundação Inatel tem, este ano, como patrono, o professor Albino Maria. A decisão foi anunciada terça-feira, em conferência de imprensa, na qual o director da agência de Santarém homenageou esta “personalidade incontornável do desporto nacional” que passa a dar o nome à Taça Fundação Inatel, campeonato que este ano contará com 63 equipas e cujo sorteio se realiza no próximo dia 3 de Outubro. “É uma honra a Fundação ter este patrono e este é dos momentos mais importantes,” sublinhou António Rola, que considerou estar a “fazer justiça” e a “valorizar figuras ímpares da sociedade civil e do nosso país.” António Rola frisou a importância de “agradecer em vida” a personalidades com um preponderante “papel social e humano”, salientando o seu percurso enquanto homens do desporto e dedicados às causas defendidas por aquela Fundação. Albino Maria disse estar “grato” por esse reconhecimento que premeia seis dedicados anos que passou ao serviço do Inatel, “com uma equipa extraordinária”, frisou. Albino Maria, entre outros projectos, incentivou na instituição, a prática do desporto aventura, nomeadamente colocando Linhares da Beira ‘no mapa’, com a dinamização do parapente e levando, não só os seniores, como também os jovens, a frequentarem as iniciativas que o Inatel começou a promover com a sua chegada à instituição. “Recolhi experiências e imagens de uma organização do Estado Novo, mas que a FNAT soube dar a volta e encontrei neste instituto público uma cultura organizacional impressionante,” afirmou o professor. Albino Maria, patrono do Campeonato Distrital e Manuel Abreu que dará o nome à Taça Disciplina, juntam-se ao professor José Gameiro, patrono do troféu para o melhor marcador da competição.
Campeonato com alterações:
O campeonato do Inatel sofrerá esta época algumas alterações que procuram uniformizar todos os campeonatos que a Fundação organiza um pouco por todo o país. “A Fundação Inatel pretende que, a partir de Janeiro, todos os campeonatos disputados no país sejam uniformes, todos com o mesmo formato, o que até aqui não acontecia,” informa António Rola. O sorteio da competição realiza-se no próximo dia 3 de Outubro, de manhã, no pavilhão do Inatel, em Santarém e contará com a participação de 63 clubes que serão divididos por grupos possibilitando aos fins-de-semana, a prática do futebol a “cerca de dois mil agentes desportivos.” Até 31 de Dezembro, as equipas jogam em apenas uma volta, para apurar os primeiros de cada grupo (cerca de 50 por cento do total das equipas participantes) para a disputa do troféu de campeão distrital e a posterior disputa do nacional, enquanto as restantes equipas passarão a competir para apurar o campeão da Agência de Santarém, ‘Troféu Professor Albino Maria’. Outra das alterações tem a ver com o tempo de jogo que passa a ter 80 minutos, divididos em duas partes e um intervalo de dez minutos. Com o objectivo de preparar o Taça Fundação INATEL de Futebol de 11 para a época desportiva que se avizinha, no passado dia 20, a Agência de Santarém promoveu uma acção de formação para os árbitros de futebol que arbitram no seu campeonato. O encontro contou com a participação de 57 árbitros e procurou debater questões consideradas “pertinentes, de âmbito técnico, disciplinar e de atitudes ou comportamentos que os árbitros deverão assumir em campo”, no sentido de “elevarem a sua prestação desportiva ao serviço desta prova.” No âmbito da reorganização interna da Fundação Inatel, António Rola aproveitou esse momento para homenagear Manuel Abreu, patrono do Prémio Disciplina, reconhecendo “o mérito, o trabalho e a competência dos seus préstimos” ao serviço da arbitragem da Fundação INATEL de Santarém."
in Jornal "Correio do Ribatejo"

http://www.correiodoribatejo.com/

6 comentários:

ADEPTO DO OLIVAL disse...

PORQUE ALMA DE QUEM É QUE UM JOGO DE SÉNIORES PASSA A TER SÓ 80 MINUTOS , E SE TEMOS O AZAR DE NO SORTEIO IR JOGAR FORA COM AS EQUIPAS TEORICAMENTE MAIS FORTE , FICA TOTALMENTE DESNIVELADO O CAMPEONATO,OU ESTARÁ A SER PREPARADO PARA ALGUMA EQUIPA, QUEM TERA SIDO O AUTOR DESDE ATENTADO AO FUTEBOL.

Vieira disse...

De facto não se compreende, poderá ter alguns beneficios estas medidas, mais jogos talvez, por outro lado jogos de 80 minutos é inacreditavel, só vejo aspectos negativos, talvez venha a beneficiar as equipas mais fracas, menos apetrechadas fisica e tecnicamente que recorrem ao antijogo.
E o mais grave é que estas medidas já estão oficializadas, será que as associaçoes foram ouvidas ou notificadas?
Parece-me que o sorteio do proximo sabado vai trazer muita conversa á mistura.
saudaçoes

Anónimo disse...

ja o sorteio do ano passado trouxe muita conversa. Mas aí era o Rola a dizer que estava do lado dos clubes para tudo o que precisassem... Parece que afinal não é bem assim, que queiram fazer jogos a uma so volta ainda percebo, mas jogos a 80 minutos é inconcebivel...
E outra coisa, na segunda fase, todas as equipas irão fazer deslocaçoes maiores, porque se irão juntar a equipas de outras series... Pagamos mais e ainda deslocamo nos mais??
Ja oiço boatos de equipas q dizem q assim nao participam...

Anónimo disse...

Sim, para ser sincero acho que mais vale ir novamente para a Distrital, pena é que esta época já está perdida.
Analizando bem os prós e os contras a Distrital começa a ficar com os mesmos custos e em termos de publico e arbitragens nada tem a ver com o INATEL, a não ser que sejamos capazes todos juntos de ganhar esta luta que nos estão a querer fazer.

Anónimo disse...

Amigos do inatel,
Jogos a uma mão!? haverá equipas que nunca jogarão em casa!! aonde está a divulgação do futebol amador??
Mais uma vez senhores do inatel, uma treta!
Tenham paciência e vão plantar batatas para outro lado, pior ainda são pagos para isto.
Seremos como as ovelhas?...
Um abraço

Anónimo disse...

Todas as equipas fazem jogos em casa, mas imaginem voçes os derbis sempre fora, e jogar em casa com equipas mais de longe... as equipas q fazem dinheiro no bar, importante para nos, clubes amadores, supostamente temos melhor assistencia em derbis, alem da injustiça que é este sistema.
dizem que é assim ja em tdo o país... e q tem? temos de copiar as coisas mas?